O que é relevo?O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
|
![]() |
Os agentes modeladoresOs agentes, também conhecidos como "escultores" do relevo, são forças que agiram no decorrer de milhões de anos, formando o relevo terrestre. Clique nos links a seguir para saber mais sobre cada um dos agentes.
|
O relevo brasileiroO relevo do Brasil tem formação muito antiga e resulta principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos.
Clique aqui para saber mais sobre o Relevo no Brasil
|
Aprenda um pouco mais sobre....
*Rochas Magmáticas
*Magnetismo Terrestre
*Geiseres
Blocos e modelos em papel
por Eugênio Pacceli da Fonseca. Maio, junho, julho, novembro 2011 e renovado quando dá!
Modelos em papel de formas de relevo, estruturas geológicas e outros.
Neste espaço pretendo mostrar como fazer alguns blocos e modelos para um ensino mais concreto e lúdico de conteúdos geográficos.
Há inúmeros sites (principalmente estadunidenses) que ensinam a fazer modelos de formas de relevo, de estruturas geológicas, planetas, dinossauros (!!), casas e cidades. Tudo isso utilizando papel. O trabalho é copiar e colar (e, antes de tudo, é claro, buscar na internet o que interessa).
A página está apenas no começo, vou postar, só para dar o gostinho, algumas possibilidades (copie, cole e imprima).
Para globos esféricos veja página “Fazer um Globo”
Modelo para estudo de terremotos (epicentro e hipocentro):
Globo com placas tectônicas para colar em bola de tênis:
[copie e cole no Word numa página no formato "paisagem", eliminando as margens - de outra forma não cabe]
Ainda sobre terremotos é muito bonito o modelo ná página da Cannon que mostra a colisão de placas tectônicas causando abalos numa grande cidade, pena que gasta muitas folhas de papel e muita tinta colorida. É puxar a “placa” que se enterra sob a outra para ver a cidade balançar. Além da beleza, esse “efeito especial”! Vejam:
Ele está completinho, passo-a-passo, para imprimir, folha a folha, no endereço:
http://cp.c-ij.com/en/contents/2023/10201/index.html
.
Agora modelo de geleira:
Agora modelo em papel de um vulcão, em preto e branco:
Olha o modelo acima colorido:
.Veja como fica depois de montado:
.Bonito, não é! Se você acha que ficou pequeno, amplie! Para que servem as copiadoras?
.
O Geoblox que vende livro em que se ensina como fazer modelos educacionais (incluindo geográficos, biológicos, etc) fornece alguns gratuitamente. Veja exemplos:
Este eu cheguei a fazer em casa:
Vulcão da Geoblox:
Este também eu fiz em casa (em baixo e ao lado dos modelos Geoblox, há legenda, escala e explicações, em inglês):
Modelo de formação de coral a partir de um vulcão:
I – uma visão geral das quatro etapas (a,b,c e d)
a-
b-
c-
d-
Para maiores detalhes sobre montagem do Atol acima veja em:
http://www.nature.nps.gov/geology/usgsnps/sea/4reefs1.html
Modelo de deslizamento:
Modelo de um quebra-mar:
Vejam interessante modelo em papel de sumidouro e ressurgência em terreno calcário (nas proximidades de Belo Horizonte temos a formação geológica do grupo Bambuí, riquíssima em relevo cárstico. Há aliás um complexo modelo em papel de uma gruta que procurarei postar brevemente):
Jones Spring Model
Olha os modelos de globo, para discussões sobre projeções:
(pode clicar nas figuras para copiar que elas serã0 copiadas inteiras, embora pareçam faltar pedaços em algumas)
Modelo cúbico:
Globo piramidal:
Um Modelo da estrutura de uma hidroelétrica também impressiona no site da Cannon. Mas o problemas desses belos modelos em papel da Cannon é o excesso de folhas que gasta e o excesso de tinta colorida. Numa escola onde os alunos tem maior poder aquisitivo, pode-se orientá-los e eles mesmos imprimem e montam…
Vejam:
Esse belo modelo está completo, passo a passo na página:
http://cp.c-ij.com/en/contents/3151/hydropower/index.html
Vejam agora o quebra cabeça do globo mostrando a estrutura interna do planeta, também da página da Cannon. Um site francês adverte: “attention, maquette très difficile”, ou seja, é difícil de fazer:
Está nesse endereço:
http://cp.c-ij.com/en/contents/2023/10201/index.html
Mas as meninas francesas fizeram:
Sensacional Modelo de Relevo Cárstico
Estou ensinando nesse início de 2011 sobre o relevo cárstico. Ao norte de Belo Horizonte há antigos sedimentos calcários que originaram um vasto e belo exemplo de relevo cárstico, repleto de grutas, dolinas, sumidouros e ressurgências. É uma sorte pois temos a oportunidade de levar os alunos para conhecê-lo, depois é claro, de muito trabalho em sala sobre Eras geológicas, tipos de rochas, o poder de dissolução da chuva (na verdade um ácido fraco) sobre o calcário e assim por diante. Vejam o incrível modelo de gruta calcária em papel, disponibilizada pelo USGS que é o Serviço Geológico dos Estados Unidos (clique na palavra Karst abaixo, é um documento PDF):
Não é por nada não, mais os modelos que meus alunos estão fazendo estão ficando muito legais. Se você tem uma área calcária perto da sua escola, ou se vai trabalhar o tema, não desanime a grutinha do modelo karst acima é simplesmente lindo. Os alunos adoram fazer. Vejam só, visitaram a gruta Rei do Mato e agora têm uma gruta em casa! Vou fotografar os mais bonitos e postar aqui. É claro que têm aqueles que ficaram uma marmota, mas vamos valorizar os que fizeram certinho. E foi a grande maioria, graças a Deus!
Vejam o sumidouro em cima!
Vejam a ressurgência e a entrada da gruta!
Outros ângulos: o modelo até suspende o teto para que se veja o interior da gruta!
Usei um processador de imagem para traduzir o que o modelo traz em inglês e até escrevi o nome e o mês da visita à gruta que fizemos… Legal demais! Pena que não há grutas calcárias em todo lugar!
Professores de Geografia de Minas Gerais, nós todos temos a obrigação de fazer e de mandar fazer a Grutinha!!!
Vou fazer um modelo maior em papel mais duro, para decorar minha sala!
Clique: